terça-feira, 21 de setembro de 2010

Espaço para novos contratados permanece estável entre os empregadores, apura pesquisa

A expectativa quanto ao aumento de contratações no último trimestre do ano entre os empresários brasileiros permaneceu estável em relação a junho, mostra a Pesquisa de Expectativa de Emprego Manpower.

O levantamentou ouviu 854 empregadores nos estados de São Paulo, Rio, Minas e Paraná, além da cidade de são Paulo.

A todos os participantes da enquete foi perguntado: “Qual a sua previsão de variação no número total de funcionários em seu local de trabalho, comparando o trimestre atual (julho, agosto e setembro de 2010) com o seguinte (outubro, novembro e dezembro de 2010)?”

Segundo os dados apurados pela pesquisa, 43% dos empregadores previram um aumento de pessoal, 6% anteciparam uma diminuição e 49% não tem expectativa de mudança. O resultado é levemente menos otimista em relação ao trimestre anterior cuja apuração foi divulgada no dia 8 de junho passado.

A sondagem está focada na diferença entre a porcentagem dos que preveem mais contratações daqueles que não acreditam nisso. Esse valor (quanto mais positivo, mais confiança demonstrada na geração de emprego) é chamado de Expectativa Líquida de Emprego.

Enquanto a Expectativa Líquida de Emprego este trimestre foi de + 40%, para o próximo ela ficou em 37%. Apesar do leve enfraquecimento na expectativa de novas contratações, a percepção sobre as intenções dos empregadores ainda sinaliza positivamente.

Empregadores de todas as 5 regiões antecipam crescimento das atividades de contratação no 4º Trimestre de 2010. As atividades de contratação mais dinâmicas estão previstas nos Estados do Paraná e do Rio de Janeiro, onde os empregadores indicam uma Expectativa Líquida de Emprego de +41%.

No Estado de Minas Gerais, a Expectativa permanece no robusto índice de +38%, enquanto as Expectativas para a Cidade de São Paulo e o Estado de São Paulo permanecem no considerável +33%, segundo a Pesquisa.

Empregadores de todos os oito setores pesquisados previram aumento no 4º Trimestre de 2010. As previsões de contratações mais fortes estão previstas no setor Finanças/Seguros & Imobiliário, onde os empregadores indicam a Expectativa Líquida de Emprego de +53%, e no setor de Serviços, com a Expectativa de +52%. Planos de contratações positivos também são evidentes nos setores de Comércio Atacadista & Varejista e Transportes & Serviços Públicos, com Expectativas de +43% e +42%, respectivamente.

Fonte blogo do Trbalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário