segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Expectativa de geração de empregos é revista depois do CAGED de agosto

Por Silmara Cossolino

Especialistas e observadores do mercado de trabalho no Brasil reveem suas expectativas de geração de emprego formal para 2010 depois dos bons resultados de agosto revelados pela CAGED na semana passada.

A LCA Consultores, por exemplo, projeta geração líquida de 303,8 mil postos de trabalho em setembro e elevou a expectativa de 2 mi para 2,23 milhões de empregos formais a serem criados em 2010, disse nesta segunda ao blog o economista Fabio Romão.

“A geração de emprego em agosto esteve acima do projetado pela LCA, pois as gerações de Serviços e Comércio estiveram em patamar acima do esperado e, feito o ajuste sazonal, mais do que compensaram a perda de fôlego das contratações da Indústria. Com isso, avaliamos que após perda de ímpeto em junho e julho, o volume de contratações formais voltou a acelerar em agosto”, avaliou.

Sobre o resultado de agosto, Romão destaca que as leituras do Caged têm mostrado o início das contratações da Indústria visando a formação de estoque para as vendas de final de ano, onde se espera largo volume de novos postos.

“Ainda que haja perda de ritmo contratador, o saldo líquido da Indústria em agosto apresenta bom resultado para o setor com destaque para os seguintes subsetores: Indústria de Minerais não-metálicos; Indústria de Calçados; Indústria Têxtil; Indústria Mecânica; Metalúrgica; e Material de Transporte”.

Romão ressalta ainda que setores como a Construção Civil, que gerou 40 mil postos formais em agosto, mantiveram o ritmo acelerado de contratações formais desde o segundo semestre de 2009, devido ao maior acesso a crédito e às obras de infraestrutura. “No caso dos Serviços, ao registrar a robusta geração de 130,7 mil novos postos, manteve-se muito acima do registrado neste mesmo mês em 2009″, disse o economista.

Fonte: blog do Trabalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário