quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Emprego influencia o humor dos consumidores, diz FGV

Por Silmara Cossolino

O consumidor brasileiro está mais confiante nas últimas semanas. Pesquisa da Fundação Getulio Vargas (FGV) divulgada nesta quart mostra que o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) subiu 0,7% entre agosto e setembro, passando de 120,9 para 121,7 pontos, levando em conta os ajustes sazonais.

Apesar da empregabilidade não estar entre os quesitos que compõem o ICC, a coordenadora da Sondagem das Expectativas do Consumidor da FGV, Viviane Seda Bittencourt, admite haver uma relação direta com o mercado de trabalho, na medida em que é avaliada a situação econômica do entrevistado.

Para se ter uma idéia, o indicador de satisfação com a situação econômica local foi o que mais contribuiu para a evolução favorável do ICC em setembro.

“Temos observado que o mercado de trabalho tem influenciado a situação tanto neste momento quanto nos próximos seis meses, contribuindo também para que o índice seja positivo”, destacou Bittencourt.

No mês de análise, o indicador de satisfação com a situação econômica local elevou-se 6,5% na comparação com o mês anterior, atingindo 112,4 pontos, novo recorde histórico pelo sexto mês consecutivo. A proporção de consumidores que avaliam a situação atual como boa aumentou de 28,1% para 33,6% do total; a dos que a consideram ruim passou de 22,6% para 21,2%.

Fonte blog do Trabalho

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