quinta-feira, 5 de agosto de 2010

DIvulgação - Empresas desenvolvem aplicativos para PC Tablets

As empresas paulistas i-Dea e BR Domínio estão atuando no segmento de produtos e aplicativos para dispositivos móveis, especialmente aos tablets PC.

Considerado a nova tendência mundial a partir de 2011, esses notebooks sem teclado prometem diversas facilidades e aplicações no mundo corporativo. Por serem fáceis de transportar e possuir múltiplas aplicações estes dispositivos, já comuns em países da Europa, EUA e Ásia, apresentam como principais vantagens maior praticidade e mobilidade em relação aos notebooks e melhor facilidade de leitura em relação aos celulares e smartphones.

Os tablets são leves, geralmente com peso em torno de 500 gramas, e apresentam display touchscreen de cinco, sete ou dez polegadas. O teclado é acionado no próprio display e a conectividade com outros computadores é realizada por meio de cabo USB ou WiFi. Em alguns modelos é possível contar com uma porta RJ45 e o acesso à Internet pode ser realizado via conexão USB, WiFi ou 3G, através de módulo embutido ou usando um modem 3G externo.

Na prática as empresas podem colocar nas mãos de seus colaboradores e executivos soluções que podem ser viabilizadas apenas por este tipo de dispositivo: "podemos citar como exemplo os testes que estão sendo realizados por uma empresa de manutenção de redes de energia elétrica, onde os eletricistas estão portando um tablet. Os diagramas elétricos em Autocad são armazenados no dispositivo e abertos no local do reparo, o que seria impossível em caso de utilização de um celular devido ao tamanho do display. Após o reparo o técnico faz o relatório e o envia à central via 3G ou WiFi. O local exato da manutenção é indicado pelo GPS embutido no próprio aparelho, que funciona inclusive nas redes subterrâneas", afirma Antonio Lizarzaburu, diretor de marketing da i-Dea.

Outras aplicações dos tablets são no meio editorial, onde jornais e revistas já estão pensando em lançar suas versões para dispositivos móveis de maior formato: "A vantagem é o leitor poder ler as notícias de seus veículos favoritos em ambientes fechados, como o interior de um táxi ou em um avião, sem precisar estar conectado à Internet", afirma Lizarzaburu.

A amplitude de utilizações é bastante variada: os tablets podem ser utilizados em ambientes outdoor, na apresentação de projetos em mesas de reunião, em estabelecimentos comerciais, empresas de pesquisa de opinião, no interior de plantas industriais e em muitos outros segmentos.

As empresas objetivam o oferecimento de soluções completas, desde a indicação do dispositivo mais adequado para cada caso até o desenvolvimento dos sistemas e aplicativos.

Para maiores informações o telefone da i-Dea é o (11) 4653-2488. (www.ideaserv.com.br).





Fonte: Viaseg News

Nenhum comentário:

Postar um comentário