sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Seg. Patrimonial - Empresas de segurança são multadas pela Polícia Federal

A DPF constatou irregularidades na Norsegel, Servis e Globalservice.

O Departamento de Polícia Federal (DPF) constatou irregularidades e aplicou multas em três das maiores empresas de segurança privada que atuam no Amazonas, por descumprimento de normas impostas pela Portaria 387/06, que disciplina, em todo o território nacional, as atividades de segurança privada, armada ou desarmada e regula a fiscalização dos planos de segurança dos estabelecimentos financeiros.

De acordo com publicações no Diário Oficial da União (DOU), de ontem, o DPF aplicou três multas de 1.666 Unidades Fiscais de Referência s(Ufir - R$ 1,0641) à empresa Servis Segurança Ltda. por descumprimentos de normas da Portaria 387/2006, principalmente por utilizar vigilante desarmado ou sem coletes à prova de balas em estabelecimentos financeiros que realizam guarda de valores ou movimentação de numerário, ou em serviço de transporte de valores. E, também, por permitir que o vigilante exerça suas atividades com a utilização de armas, munições, coletes à prova de balas, ou outros equipamentos, que não estejam em perfeito estado de conservação e funcionamento, ou fora do prazo de validade.

A Norsergel Vigilância e Transportes de Valores S. A. foi multada duas vezes (3.750 e 1.875 Ufir) por utilizar vigilante desarmado ou sem coletes à prova de balas em estabelecimentos financeiros que realizam guarda de valores ou movimentação de numerário, ou em serviço de transporte de valores; e por permitir que o vigilante exerça suas atividades com a utilização de armas, munições, coletes à prova de balas, ou outros equipamentos, que não estejam em perfeito estado de conservação e funcionamento, ou fora do prazo de validade.

A Globalservice foi multada pelo DPF em 5.000 Ufir por permitir que o vigilante desempenhe suas funções fora dos limites do local do serviço, respeitadas as peculiaridades das atividades de transporte de valores, escolta armada e segurança pessoal. A pena foi aumentada por causa de reincidência.

O DPF, ainda de acordo com o DOU de ontem, também aplicou multa de 13.333 Ufis ao Itaú Unibanco S. A por problemas no posto de atendimento bancário que mantém na Placibraz da Amazônia. O DPF constatou que o posto do Itaú não tinha plano de segurança válido. A norma diz que “os estabelecimentos financeiros que realizarem guarda de valores ou movimentação de numerário deverão possuir serviço orgânico de segurança, autorizado a executar vigilância patrimonial ou transporte de valores, ou contratar empresa especializada, devendo, em qualquer caso, possuir plano de segurança devidamente aprovado pela Polícia Federal.



Fonte: d24am.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário