quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Seg. Doméstica - Aumenta número de mortes entre idosos causadas por quedas

Estudo é da Secretaria de Saúde de São Paulo, e traz recomendações para prevenir acidentes
O número de mortes causadas por quedas aumentou quatro vezes entre os idosos na última década, de acordo com balanço divulgado nesta sexta-feira pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo. Segundo o levantamento, o índice passou de 7,6 óbitos por 100.000 idosos em 2000 para 28,4 por 100.000 em 2008.

No total, 1.240 pessoas com mais de 60 anos morreram devido a quedas em 2008, número quase cinco vezes maior que o registrado em 2000. Para Marília Louvison, coordenadora da área de Saúde do Idoso, houve um aprimoramento dos sistemas de notificação e controle sobre idosos que foram vítimas de quedas. Ela ressaltou que qualquer pessoa pode sofrer com quedas, porém, os mais velhos têm mais propensão a esse tipo de acidente.

A condição física e motora do idoso está entre as principais causas de quedas. É comum que os mais velhos tenham tontura, fraqueza muscular e dificuldade de enxergar. Além disso, móveis, tapetes e falta de iluminação podem se tornar grandes obstáculos e causadores de acidentes domésticos. A atenção deve ser redobrada também nos ambientes externos, com árvores, escadas e calçadas com desnível.

Segundo as recomendações da Secretaria de Saúde, para evitar acidentes é importante tomar remédios só com prescrição médica, evitar chocolate, café e chá mate e refrigerantes em excesso, que podem levar a tontura, utilizar o corrimão nas escadas, e calçados de salto baixo, que fiquem fixos aos pés.


Fonte: Veja.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário