terça-feira, 31 de agosto de 2010

Pós-Copa dá o ritmo na produção industrial

O gerente de pesquisa e economista do IBGE, André Macedo, disse ao blog que o resultado positivo na produção industrial brasileira em julho é reflexo da retomada das indústrias automobilística e química e do setor de papel e celulose.

“No mês anterior, além de uma interrupção no refino do petróleo, tivemos a realização da Copa do Mundo que, por sua vez, refletiu na redução de jornadas e consequentemente numa diminuição da produção nas fábricas”, afirmou.

De acordo com levantamento do IBGE, depois de três meses em queda, a produção na Indústria voltou a expandir registrando alta de 0,4% entre junho e julho. O melhor mês do ano continua sendo março quando a expansão chegou a 2,8%.

“O ápice da produção em 2010 continua sendo a do primeiro trimestre quando houve uma forte antecipação de consumo. Depois de uma boa acomodação, inclusive com taxas negativas, a produção industrial voltou a crescer já muito em função das montadoras, dos produtos químicos e da produção de papel e celulose”, explicou Macedo.

Ele evitou fazer projeções quanto aos reflexos desta retomada na geração de empregos embora seja impossível não associar o crescimento da produção com o aumento da empregabilidade.

Pelo décimo-terceiro mês consecutivo cresceu a contratação de trabalhadores na indústria de automóveis no país. Segundo o último balanço da Anfavea, a associação dos fabricantes de veículos automotores, em julho estavam empregadas 132,2 mil pessoas, 1,2 mil trabalhadores a mais que o mês anterior. Desde julho de 2009 que o número de contratados vem expandindo. O resultado de julho é o melhor desde janeiro de 2008.

Fonte: blog do Trabalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário