terça-feira, 3 de agosto de 2010

Especialistas canadenses falam no Brasil sobre reabilitação profissional

Por Maristela Leitão

A reabilitação profissional e a incapacidade para o trabalho estão na pauta de discussões da Fundacentro nos próximos dias 16, 17, 18 e 19 de agosto. No período a instituição promove uma série de eventos sobre o tema, voltado para servidores públicos em Piracicaba (SP), Campinas (SP) e na cidade de São Paulo.

As ações, que dão continuidade ao debate que a entidade promove deste 2007 vão apresentar aspectos dos diagnósticos das doenças profissionais e suas repercussões nos contextos familiar, social e no ambiente de trabalho dos pacientes.

O treinamento contará com a participação do professor da Universidade de Toronto, Canadá e criador do Modelo de Sherbrooke de reabilitação profissional, Patrick Loisel, entre outros especialistas no assunto.

Organizadora dos eventos, a pesquisadora da Fundação, Maria Maeno, ressalta a importância da visibilidade do tema, a prevenção das incapacidades em diferentes níveis.

“A promoção da saúde e a prevenção de incapacidades abrangem as mudanças das condições de trabalho, o diagnóstico precoce das doenças, bem como as mudanças precoces dos fatores agravantes de doenças que possam gerar incapacidade temporária ou permanente”, observa.

Maeno destaca ainda, como fator de promoção da saúde e prevenção da incapacidade profissional, o “devido” preparo e estruturação dos órgãos ligados à Saúde, ao Trabalho e à Previdência Social, os quais deverão atuar conjuntamente, “com critérios semelhantes e compatíveis com a qualidade de vida e saúde dos trabalhadores”, ressalta.

Palestrantes

Além de Patrick Loisel, professor da Universidade de Toronto, participarão dos debates: Kátia Costa-Black, PHD em Engenharia Industrial e pesquisadora pós-doc da Universidade de Toronto; Tania Mariza Martins Silva, representante da Diretoria de Saúde do Trabalhador do INSS(BSB), Rita de Cássia F. A. Senhoras, técnica em Reabilitação Profissional da Superintendência Regional do INSS em São Paulo e Mara Alice Conti Takahashi, socióloga e Doutora em Saúde Coletiva do CEREST/Piracicaba e co-autora do Dossiê Temático.

Nenhum comentário:

Postar um comentário