segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Investimentos para a Copa de 2014 podem gerar mais de 100 mil empregos no setor de cruzeiros marítimos

Por Silmara Cossolino

Setores que prestam serviços para turistas de Cruzeiros (taxistas, comerciantes, guias turísticos) podem gerar cerca de 100 mil empregos diretos e indiretos por conta dos investimentos na Copa 2014, diz a Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Abremar).

“A melhoria nas condições de infraestrutura portuária poderá significar a vinda de mais navios, bem como de novas companhias interessadas em investir num mercado que tem potencial para a atividade atuar durante o ano inteiro, e não apenas durante seis meses, como ocorre atualmente”, informou a entidade.

Na Temporada 2009/2010 foram ofertadas 3.955 vagas a bordo dos navios – apenas para brasileiros – contra 2.810 da temporada 2008/2009. Com mais navios vindo para a costa brasileira (20) entre outubro de 2010 e maio de 2011, a expectativa é de que sejam geradas mais de 4 mil vagas para os brasileiros a bordo dos transatlânticos. Na última temporada, os Cruzeiros Marítimos geraram mais de 40 mil empregos, entre diretos e indiretos.

Seleção

Segundo a Abremar, as vagas oferecidas são para engenheiros, médicos, fotógrafos, arrumadeiras, chefes de cozinha, dançarinos e recreacionistas, entre outras. As vagas de fotógrafo são as mais procuradas pelos brasileiros, bem como de animador, garçom e camareiras.

A principal exigência para se trabalhar em navio é ter fluência em inglês, independente da função do tripulante, já que a tripulação e os cruzeiristas são, em boa parte, estrangeiros. Dependendo da situação, é dispensada experiência na área em que a pessoa vai atuar.

Para se candidatar a uma vaga em Cruzeiros, basta o interessado procurar uma agência especializada em recrutamento para navio para obter informações e esclarecer todas as dúvidas antes de zarpar para o alto-mar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário