segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Ministro Lupi inaugura a Casa do Trabalhador Brasileiro no Japão

Esta é a maior prova do compromisso do governo do Presidente Lula com os trabalhadores brasileiros: independente de onde estiverem, mesmo que do outro lado do mundo”, afirmou o ministro do Trabalho e Emprego do Brasil, Carlos Lupi, ao inaugurar a primeira Casa do Trabalhador Brasileiro no Japão, em Hamamatsu, cidade a 130 quilômetros de Tóquio, que reúne cerca de 30 mil trabalhadores brasileiros, maior comunidade emigrante brasileira no país.

A inauguração aconteceu no sábado (31).

É preciso apenas uma volta na cidade de 830 mil habitantes – e sede das principais fábricas automotivas japonesas: Honda, Yamaha e Suzuki – para notar a grande quantidade de brasileiros residentes. Placas publicitárias em português comprovam o estudo realizado pelo Ministério do Trabalho e Emprego, para que a cidade recebesse a primeira representação no exterior.

“A idéia surgiu no auge da crise, quando milhares de trabalhadores brasileiros foram demitidos aqui no Japão. Um grande problema surgiu naquele momento, porque muitos deles estavam voltando para o Brasil sem nenhum conhecimento sobre seus direitos aqui e sem saber como estava o mercado de trabalho brasileiro. Distância e idioma são dois problemas enfrentados pelos brasileiros no Japão; tem gente que mora há mais de cinco anos aqui e não aprendeu a falar japonês”, explicou Lupi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário